Saúde, beleza, alimentos funcionais, cuidados, curiosidades, notícias, dicas...

terça-feira, 18 de maio de 2010

Chá Verde: Famosos aprovam

Saiu matéria no site Terra (http://suapele.terra.com.br/interna.php?id_conteudo=91&pagina=6 ) relatando o consumo de chá verde por famosos. As propriedades benéficas do produto foram aprovadas.
Entre os famosos está a apresentadora Angélica, cuja beleza é indiscutível.

Aqui está um trecho da matéria:

“Ele faz verdadeiros milagres! Depois que passei a tomar o chá verde, tudo melhorou. Emagreci, a pele ficou mais bonita, fiquei mais disposto”. O autor desta declaração é o cabeleireiro Marco Antônio de Biaggi, mas ela poderia ser creditada a muitas outras celebridades. Entre os famosos que não escondem ser fãs do chá verde, podemos citar as apresentadoras Angélica e Ana Hickmann e as atrizes Thaís Fersoza e Daniela Suzuki.

Os benefícios do chá verde para a pele também são destacados por especialistas. Segundo a equipe do curso de tecnologia dos cosméticos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ele também age como antiinflamatório e repele as bactérias que causam espinhas, por exemplo. A fisioterapeuta Fernanda Ferrari, do Kyron Spa, diz que se usado sobre a pele, o chá verde é indicado para peles oleosas pois tem propriedades antisépticas e adstringentes."



Você ainda poderá conferir, no link acima, receitas de máscara rejuvenescedora, dentre outras.
Vale a pena dar uma olhada.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Cuiabá: Encontro Regional de Luta e Combate ao abuso e exploração de crianças

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS) por meio da Coordenadoria de Vigilância à Saúde e Ambiente promove, nesta quinta-feira (13.05), das 14 às 17h, o Encontro Regional de Luta Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes na capital, no Dia Nacional de Luta contra esse tipo de violência.

O evento será realizado no auditório da Administração Regional Sul, rodovia Palmiro Paes de Barros, Km Zero, com o objetivo de debater os avanços e desafios da luta contra a exploração de crianças e adolescentes.

A decisão de realizar o evento surgiu a partir da preocupação de técnicos da Secretaria com a violência doméstica que envolve crianças, adolescentes, mulheres e idosos. Eles organizaram a "Rede Municipal de Atenção às Vítimas de Violência" buscando estabelecer parcerias com instituições que se responsabilizem pelo enfrentamento das situações de violência.

A sociedade deve participar do encontro e fazer propostas sobre a organização da rede, além de discutir sobre como enfrentar o problema. Apresentações culturais, músicas e vídeos serão abordados no evento. A
SMS informa que as unidades básicas de saúde, policlínicas e hospitais tem profissionais capacitados para prestar atendimento.
A Vigilância das Violências Domésticas, Sexual e/ou Outras Violências treinou os servidores desde 31 de agosto de 2009.

Programa Saúde na Escola - I Mostra Nacional

Nos dias 13 a 15 de junho, acontecem a I Mostra Nacional do Programa Saúde da Escola e a IV Mostra Nacional de Saúde e Prevenção na Escola, em Brasília.

As áreas temáticas são:
E-Mail
redenutri@saude.gov.br
Educação
Educação em Saúde
Educação da População
Educação Sexual
HIV
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Agentes Anti-HIV
Sobreviventes de Longo Prazo ao HIV
Sorodiagnóstico da AIDS
Sexualidade
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Saúde Pública
Preconceito
Violência
Qualidade de Vida

Público alvo
Profissionais de Saúde; Professores; Estudantes; Movimentos Sociais que atuam na Área de Educação

De acordo com o site do evento:


Fortalecer redes, parcerias e a integração das ações são os objetivos da I Mostra Nacional do Programa Saúde na Escola, que acontecerá em conjunto com a IV Mostra Nacional de Saúde e Prevenção nas Escolas. No evento, profissionais de saúde, professores, estudantes e movimentos sociais que atuam na área de educação terão a oportunidade de discutir questões como saúde sexual e reprodutiva, qualidade de vida e saúde, entre outros, com ênfase na troca de experiências relacionadas à atenção e promoção da saúde.
Em sua programação estão previstos espaços de diálogo, trocas de experiências, oficinas, mesas e comunicações coordenadas, além de atividades culturais que envolverá ações de promoção da saúde e redução de vulnerabilidades. As mostras serão realizadas de 13 a 15 de junho de 2010, no
Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). O evento é organizado pelos Ministérios da Saúde e da Educação em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).


>> Para maiores informações, visite o site: http://sistemas.aids.gov.br/saudenaescola2010/index.php?q=apresenta%C3%A7%C3%A3o
...

terça-feira, 11 de maio de 2010

Vacinação de 30 a 39 anos contra gripe H1N1 vai até 21 de maio

Cerca de 30 milhões de pessoas fazem parte do grupo que encerra a campanha nesta quinta etapa. Elas devem procurar um dos 36 mil postos do país até 21 de maio.

Nesta segunda-feira (10 de maio), começa a quinta e última etapa da estratégia de vacinação contra a gripe H1N1. Todos os adultos entre 30 e 39 anos devem se imunizar contra a doença até 21 de maio. A meta é imunizar, pelo menos, 24 milhões de adultos, o que representa 80% do público-alvo estimado em 30 milhões.
Até o momento, 50 milhões de brasileiros estão imunizados contra o vírus H1N1. Os profissionais de saúde e as crianças menores de 2 anos já superaram a meta e vacinaram 100% do público-alvo. Nos demais grupos, o Ministério da Saúde contabilizada 76% dos portadores de doenças crônicas (15 milhões), 64,5% das gestantes (1,9 milhão) e 71,7% de adultos de 20 a 29 anos (25,2 milhões). O Ministério da Saúde recomenda que os estados e municípios que ainda não atingiram as metas montem estratégias para vacinar os públicos alvos cuja cobertura não atingiu os 80% preconizados.
A ampliação da estratégia para os adultos de 30 a 39 anos, anunciada em fevereiro, considerou o grupo com maior número de hospitalizações e mortes depois daqueles priorizados nas etapas anteriormente definidas.
As gestantes que ainda não se vacinaram também podem procurar os postos de vacinação. Além dos responsáveis por crianças entre 6 meses e menores de 2 anos devem ficar atentos para aplicar a segunda meia dose da vacina, feita trinta dias depois de tomada a primeira.

GRIPE COMUM – Além da atual etapa, está em curso nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste a 12ª edição da Campanha de Vacinação do Idoso. Esta etapa, que começou mais tarde nessas regiões devido ao atraso na entrega das vacinas pelo Instituto Butantan, já vacinou mais de 5 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. Somente nessas três regiões, 3 milhões de idosos procuram o posto de vacinação.

É importante lembrar que os idosos portadores de doenças crônicas também serão imunizados contra a gripe H1N1. Ou seja, recebem a dose contra gripe comum em um braço e contra a H1N1 em outro. INTERNAÇÕES – Em 2010, foram registradas 361 internações da gripe H1N1, até o dia 3 de abril.

Fonte: Ministério da Saúde